Uma cozinheira que adora cozinhar o que é gostoso e, uma educadora sexual que acredita no poder de diversão da sexualidade.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O cheiro e gosto de Natal!

"Quando tudo do passado já desapareceu, o cheiro e o gosto das coisas permanecem".
(Marcel Proust)

O meu natal de infância tem o cheiro de canela e o gosto delicioso de pernil de porco assado com farofa de manteiga, e do maravilhoso pastelão (empadão) de galinha ou de camarão que era feito na casa de minha mãe, pela nossa cozinheira, D. Maria. Este cardápio se repetia ano após ano, durante todo o tempo em que morei com meus pais. Aliás, foi a natural falta de criatividade e imaginação de D. Maria, aliadas ao pouco, ou melhor, nenhum apreço de minha mãe pela cozinha que me estimularam a aprender a cozinhar. Outro dia conto esta história!

Mas, o cardápio de natal de outras famílias, não era também tão diferente! Toda ceia de natal tinha ter que ter peru e pernil assado, enfeitados com doce de pêssego e ameixas, tender, fios de ovos, rabanada e uma cesta de pão. Todos estes pratos ainda são freqüentes no Natal, só que hoje se faz molhos variados e se tempera com uma variedade de ingredientes que há 40, 50 anos atrás, a gente não dispunha ou não ousava fazer tais combinações que conseguimos hoje. O cardápio era mesmo limitado. Era a mesmice do relacionamento sexual entre marido e mulher, na época...Rsrsrsrsrs... no cardápio das práticas sexuais só constava o famoso “papai e mamãe”.

Certa vez, na década de 80, antes do Viagra surgir, e eu já trabalhando como educadora sexual, estava numa festa em Viçosa (uma cidade de Alagoas, de onde veio meu pai e toda sua família Brandão Vilela) quando um senhor, por volta dos seus 60 e tantos anos, me chamou num canto da festa e falou, meio sem jeito, envergonhado, na verdade:
- Minha filha, você que trabalha com essa história de sexo, ajude aqui a esse velho amigo de seu pai! Você sabe o que a idade faz com o homem, né? Eu estou desolado porque o meu amiguinho não se anima mais. Tem alguma coisa que eu possa fazer para mudar esse comportamento dele?
E aí, um amigo que estava próximo e que também era muito íntimo dele, ouviu a pergunta e falou em tom de brincadeira:
- Peça para sua mulher dá umas lambidinhas nele que você vai ver como vai ficar animado rapidamente!!!!
(Sr. Respondeu) – Você está louco!? Isso lá é coisa que eu peça a minha senhora!
Rsrsrsrsrs...


Nos últimos 50 anos o mundo sexual e gastronômico sofreu muitas mudanças sociais, científicas e econômicas que diversificaram o sexo e a alimentação. O sexo oral já é uma coisa que não só o homem pode praticar com a esposa, como é hoje, uma das principais práticas sexuais entre os casais casados ou não. O Estudo da vida sexual do Brasileiro, realizado em 2005 pelo Prosex – Serviço de sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, identificou nas resposta de mais de 7.000 brasileiros que 65% dos homens e 60% das mulheres praticam sexo oral. Esta prática só perdeu para o sexo vaginal que obteve 75% da resposta dos homens e 78% das respostas das mulheres.

Quanto ao natal? Ah! Este tem hoje um cardápio tão diversificado que dá água na boca só de lê ou assistir as sugestões de pratos para a ceia de natal. No meu natal com meus filhos, eu costumo trazer sempre uma novidade, mas o pastelão de galinha ou camarão não pode faltar. Este ano, a novidade é o BOLO DE BANANA, que me trouxe de volta o cheiro de natal da minha infância – o cheiro de canela - e a lembrança de uma amizade carinhosa com a autora desta receita, D. Francisquinha, que nos deixou este ano e a quem eu quero prestar uma homenagem com esta publicação. Vocês merecem sentir o prazer em comer este bolo. Espero que neste natal o cheiro de canela comece a fazer parte da vida de todos vocês!!!
Feliz Natal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário